É inegável que estamos cada vez mais passando tempo conectados aos nossos aparelhos tecnológicos, sejam eles smartphones, tablets ou computadores de mesa. Como a missão do Tecnoveste é apresentar a tecnologia como meio para um estilo de vida produtivo, acessível e sustentável, nada mais natural do que nos preocuparmos com questões que afetam a rotina dos nossos leitores, seguidores e tecnovesters.
A pandemia acirrou uma tendência e cabe a nós tomarmos consciência dessa situação e tomarmos atitudes para fazer com que a tecnologia, que tem a função primordial de nos auxiliar, não se torne um empecilho na busca de mais qualidade de vida. Por isso, criamos um programa de conscientização, desconexão e relaxamento que será liderado pelo nosso parceiro de longa data e professor de yoga Augusto Humberto.
Ele nasceu em 11/12/95 e se formou pelo professor Hilton M. Mendes na Escola de Yoga Clássico de Brasília em 2016. Há anos ministra aulas regulares de Hatha Yoga e Cursos de Yoga e Meditação e trabalha com Yoga na educação infantil. Nosso novo programa de qualidade de evida ocorrerá ao vivo no nosso perfil do Instagram todas as quartas-feiras e domingos, às 22h.
O objetivo do Zênite Tec é ser seu último contato com as telas durante a noite, para que você possa deitar-se mais conectado com seu “eu” interior, relaxe e consiga se preparar para um ciclo de recarregamento das suas baterias internas, sejam elas físicas, mentais ou espirituais. Veja na entrevista abaixo quem é o nosso guia nessa jornada e como serão as sessões orientadas por ele.
1. O que é qualidade de vida pra você?
Ter uma vida de qualidade significa conseguir usufruir da vida, não apenas existir vivendo um dia após o outro em busca de “pagar as contas”. É algo quase paradoxal em nossa sociedade que exige máxima produtividade com mínimo tempo. Qualidade de Vida é estar bem com seu corpo, suas emoções e seu Espírito; Sabendo ainda, que somos seres em construção.
2. Quando você entrou pra yoga e em que momento decidiu virar professor?
Busquei o Yoga em 2015 quando me percebi ansioso, estressado e infeliz com minha profissão. Fui em busca de um método para melhorar a minha “qualidade de vida”, me apaixonei e percebi que poderia viver daquilo que faz meu coração vibrar. Foi natural o desejo de compartilhar uma descoberta extraordinária.
3. Quais são as práticas nas quais você se especializou e quais são seus benefícios?
Comecei estudando Reiki – uma terapia holística japonesa. Descobri ali que somos seres holísticos e que todos os nossos aspectos mereciam cuidados, como terapia para as emoções, filosofia para o Espirito, e exercícios para o corpo. Assim conheci o Yoga, que é uma autodisciplina prática dividida em oito etapas ou membros que vão desde vigorosos exercícios físicos e respiratórios (que desenvolvem e mantém a saúde do corpo) até meditação (que visa levar o indivíduo a uma auto análise e possibilita toda uma nova percepção da vida – além de ser comprovadamente um exercício para o cérebro).
Tive oportunidade de trabalhar todos esses “caminhos do Yoga” com um público variado, desde atletas, a pessoas em condições especiais, gestantes, idosos, crianças e bebês.
Além
de todas as pessoas terem a oportunidade de praticar os exercícios do Yoga e Meditação (Sempre respeitando o limite individual com evolução lenta a progressiva), a tradição do Yoga como filosofia abarca um número extenso de c
Contos e enigmas que tocam naquela parte mais emocional e nos permitem um novo olhar sobre os paradigmas humanos.
4. O que é o Zênite Tec que lançaremos no próximo domingo à noite?
Zênite Tec é o seu último contato do dia com tecnologias. Um programa pensado para você se desconectar das telas, conectar com seu eu interior e se preparar para um novo ciclo de relaxamento e limpeza da mente.
5. Diga cinco coisas (mudanças de rotina ou mentalidade) que as pessoas podem fazer, hoje mesmo, para que tenham mais qualidade de vida?
- Alongue – se! Estique o corpo como um gato, leve as mãos atrás das costas e nos pés se for possível. “Devemos ser flexíveis” no corpo e na vida.
- Ande um minutinho descalço, sinta o vento no rosto, fique em silêncio, nem que seja por um minuto. “Pois nem todas as respostas estão no Google”
- Prove coisas novas! Dê uma variada no cardápio, na rotina, no caminho de casa para o trabalho, ouça novas músicas, leia livros inusitados, converse com amigos distantes. A vida estreia diariamente!
- Comece! De onde você está, com o que você tem a disposição, dentro da sua possibilidade e condição. Isso vale para exercício, meditação, estudo, trabalho ou mesmo para quem busca uma vida mais elevada. Comece hoje mesmo, não deixe para amanhã.
- Respire Profundamente e Relaxe, falamos sempre isso nas aulas de Yoga e também vale para tudo! Uma boa inspiração ajuda o corpo e a mente.