O ser humano, individualmente e em grupo, funciona de maneiras diferentes. O comportamento individual é resultado de como cada um reage a estímulos externos, de acordo com as experiências de vida acumuladas ao longo dos anos; no comportamento coletivo, as pessoas estão sob alguma forma de controle.
Se, por um lado, as competências de reflexão pessoal são atenuadas – ou anuladas – quando nos expressamos como corpo coletivo; por outro, em pequenos grupos, o sentimento de individualidade coletiva se amplia.
Aristóteles, ao utilizar a expressão “animal político”, descreveu o homem como um ser racional que fala e pensa (zoon logikon), além de ser o único capaz de agir orientado por uma moral. Em outras palavras animal político aristotélico se realiza plenamente no quando se relaciona socialmente, com os indivíduos e com o Estado.
Por considerar a sociedade política o bem mais elevado, dá-se preferência à organização em células – família, empresa, cidade. O homem contemporâneo não se une aos demais apenas para a satisfação de seus desejos imediatos, mas para ir atingir os níveis mais altos da Pirâmide de Maslow; pois reside na comunidade sua forma mais plena de autorrealização.
Para uma vontade transformar-se em resultado concreto, entre outros fatores, é necessário que ações sejam tomadas para se atingir o objetivo almejado. Quão maior for o objetivo, maior será o empenho necessário para alcançá-lo.
O escritório compartilhado – ou espaço de coworking – é o local ideal para quem precisa ter acesso à estrutura física de uma grande corporação, à comodidade de um escritório em casa e a motivação de uma startup. Isso ocorre porque os custos – econômicos e contáveis – são diluídos pela quantidades de participantes e os benefícios – tangíveis e intangíveis – são acumulados por todos.
Tendo em vista que consistência e regularidade são citados por pessoas de êxito profissional como fatores essenciais para o bom sucesso de seus empreendimentos, não há melhor maneira do que trabalhar com foco no médio e longo prazo. Para isso, é crucial a força do grupo – estando o indivíduo incluído ou não nele, agindo como motivação mútua ou pressão social.
Obtém-se óbvias vantagens ao se dividir o espaço de trabalho com pessoas que têm objetivos e responsabilidades comuns, porém diferenciados. O nível de envolvimento de cada um com suas próprias tarefas influência diretamente a obtenção de resultados, tanto em âmbito individual quanto coletivo.
“Seja em uma situação de pequenos grupos ou de multidões, percebe-se que as ações individuais assumem uma nova forma quando coordenadas coletivamente”, afirma o José de Souza Martins, sociólogo e professor emérito da Faculdade de Filosofia da USP. O compartilhamento de escritórios é uma prática comum e há muito utilizada, experiência que é enriquecida quando dela participam pessoas de especialidades diferentes.
Nesse sistema, como cada um trabalha em projetos diferentes – que eventualmente podem convergir para um relacionamento direto por tempo determinado – colhem-se, coletivamente, os frutos do sucesso individual. Dentro dessa comunidade, referências e indicações mútuas ocorrem em frequência muito maior do que fora dela.
Em Brasília, comodidade profissionalismo ganham forma no Espaço Multiplicidade de Coworking, que além do espaço físico oferece consultoria em projetos e gestão de processos aos seus associados. Além de contar os serviços de empresas privadas e profissionais liberais, tem a possibilidade de abrigar startups da região, individualmente e por meio da Associação de Startups e Empreendedores Digitais – ASTEPS.
Inovação e “escalabilidade” na região ficam por conta do BabyBay Coworking, que – há poucas semanas do seu lançamento – convida empreendedores e profissionais liberais para conhecer o seu diferenciado modelo de negócios. Ao invés de se fazer o pagamento direto ao estabelecimento, os membros dessa comunidade pagarão em serviços e atividades semanais que fornecerão para o grupo.
Não há, portanto, mais desculpas para se deixar de empreender, pois os constrangimentos para se deixar de fazer – em tempos de internet – residem mais no âmbito das potencialidades volitivas do que no das restrições físicas. O melhor momento para se colocar os planos em prática, tirar os projetos do papel, é agora.
Um Comentário
Thomas Gratzen
O homem é um ser gregário! O homem é um animal Político.
Pingback: Coworking, muito mais do que um escritório compartilhado | Tecnoveste